terça-feira, 10 de maio de 2011

UNIFIL VACINA ESTUDANTES CONTRA HEPATITE B

A UniFil realiza de 9 a 17 de maio a campanha de vacinação contra hepatite B, com objetivo de imunizar cerca de 4,5 mil integrantes da comunidade universitária. Por ter um grande número de jovens estudantes, que se enquadram na faixa de 19 a 29 anos, um dos públicos alvos da campanha, a universidade terá um posto de vacinação no laboratório do curso de Enfermagem, no Campus da Avenida JK, atendendo de manhã à noite.

A professora Rosangela Galindo de Campos, coordenadora de Enfermagem da UniFil, explica que a ação está integrada à campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde e todos os dados sobre as pessoas vacinadas serão repassados online à Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Ela destaca a importância de receber a vacina: "A hepatite B é infecciosa, altamente transmissível e assintomática nos primeiros meses".

Rosangela de Campos enfatiza também que, normalmente, os sintomas se manifestam depois de quatro meses da infecção, em forma de febre, dor de cabeça e nas articulações, náusea, mal estar, urina escura e pele amarelada. "A vacinação é fundamental, é uma prevenção e são necessárias três doses. Todos os que estão nas faixas de risco devem receber a vacina", ressalta a professora. Além dos jovens de 19 a 29 anos, gestantes após o terceiro mês de gravidez e trabalhadores e alunos de cursos da área de saúde, de todas as idades, precisam ser imunizados.

Essa será a primeira fase da campanha contra hepatite B, que terá novas etapas de 13 a17 de junho e de 14 a 18 de novembro. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação e documento com foto. As vacinas serão aplicadas por professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e Farmácia da UniFil, que estão recebendo treinamento.


O CAFIT UniFil conta com a presença de todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário